Juventude em Crise


Acabo de me formar na faculdade em plena crise econômica em meu país. Não possuo dinheiro para fazer uma pós e nem experiência no exterior para concorrer a esses processos que as pessoas se matam por uma vaga de trainne. Também não possuo experiência suficiente na minha área para ser contratada pelas empresas que desejo e ainda sim preciso de um emprego. Hoje, possuo curso superior, pelo qual estudei durante 5 anos e estou desempregada. Ok, estes são os fatos. Mas o que posso fazer para muda-los? 

Primeiro: Você já enviou um currículo para empresas do seu interesse, em sua área de formação? Nossa cara, que boa ideia! (Não resisti ao sarcasmo rs!). Claro que já fiz isso. Mandei por e-mail, fui pessoalmente em algumas empresas e apenas uma empresa estava com processo seletivo aberto e ainda assim solicitava inglês intermediário, o meu ainda é básico. Não desisti, continuo enviando currículos para essas empresas, mas é certo que nada de imediato. Segundo: Do jeito que a crise está, não pode ficar escolhendo emprego! Procure em áreas que não sejam da sua formação, até mesmo ensino médio! Olha... É cada sugestão... Também já fiz isso amigo, claro que o salário não é um dos melhores, pelo menos não pelas vagas que tenho visto até o momento, mas diante da situação, estou me disponibilizando a elas (recepcionista, assistente administrativo, caixa)... Mandei currículos e continuo enviando. 

Depois de tanto esperar algum retorno, consegui uma entrevista! Vaga para recepcionista com um salário de R$830,00. Não era a vaga dos meus sonhos, mas fui mesmo assim, estou precisando me inserir no mercado novamente e me atualizar quanto a minha área, cursando uma pós. ( É o que farei com parte do meu salário). Infelizmente, não passei, alegaram que a primeira oportunidade que eu encontrasse na minha área, eu deixaria a empresa. E não é mentira! Gente, por favor! Vamos ser mais didáticos: Por exemplo, estou há dois meses nessa empresa, trabalhando como recepcionista e de repente, uma das empresas que quero trabalhar, que é do meu interesse crescer lá, ser engenheira sênior, me convoca para uma entrevista, com um salário 4 vezes melhor, e aí eu passo nessa entrevista. Hellow! Não tem nem o que pensar. Agradeço ao tempo que se dedicaram a mim, e a oportunidade que me deram, mas este não era meu sonho, era apenas um estepe para a minha condição atual. Agora, se eu digo isso no momento da entrevista, será que eu seria contratada? Ninguém quer funcionários indo e vindo, gastos com saída e entrada de pessoal, acordos... Mas e como eu fico nessa situação? 

Terceiro: Mas já que você se formou, tem o conhecimento teórico, porque não inicia um negocio na sua área de formação? Amigo, vontade não me falta. Mas é mais complicado do que parece. Ideia já tenho e muitas, pessoas disponíveis para entrar em sociedade comigo também. Mas e o dinheiro para investir no meu negócio? Infelizmente esse é um ramo que não dá pra começar duro. 

Quarto: Porque você não faz prova pra concurso público? Estão abertos vários. Prova pra concurso... Ta aí! (Claro que já pensei nisso também). No entanto, concurso público é algo mais complexo e definitivo, que traz a tona coisas mais difíceis que simplesmente estudar feito um burro pra passar. Primeiro, faria pra que área? Pensei em auxiliar administrativo, mas paro e vejo os salários, se for pra eu estudar pra ganhar R$1.200,00, sinceramente, prefiro continuar tentando a vaga de recepcionista lá em cima. Porque você não tenta CFO? Galera, CFO tem que estudar muuuuuito! Pra PM nem dá, tem que ser curso de Direito, e pro Bombeiro são três vagas femininas, além do teste físico (eu não sei nadar). Haaa mas você esta escolhendo demais (eu cheguei a comentar que me candidatei a uma vaga de animador de páscoa?). Porque amigo, se for pra eu estudar um ano, aprender a nadar e não passar nessa prova, sinceramente... #chateada. 

E não só isso, se for pra eu estudar um ano pra ser CFO, disputando três vagas, prefiro estudar esse mesmo um ano para um concurso na área de Engenharia Ambiental. Uai, então faça isso! Oiiii? Eu bem que queria já ter feito mesmo, mas ainda estou aguardando a abertura do edital do IBAMA, mas e enquanto isso? O que faço? Domingo agora vou tentar um concurso pra prefeitura de BH, o salário não é ruim, R$1.700,00 e é por um período de seis meses, o que me dará oportunidades para novos projetos, caso esses apareçam. 

Enfim, estou aberta a sugestões e críticas! Ainda a procura do meu emprego. Claro, que se vocês me perguntassem hoje, se eu gostaria de um emprego na minha área, a resposta será SIM. E com esse SIM, eu tenho assunto para o próximo post! 

Fonte da imagem: istoe.com.br

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo