Direitos iguais: Homens versus Mulheres



Sabe, tenho ficado revoltada ao ouvir: Você é mulher, não queria direitos iguais? Então vá lá e capine o lote. Ou: Você é mulher, cadê os direitos iguais?! pode levar esse saco de cimento.

Pera lá querido! Vamos rever a situação: A mulher acorda ás 06:00h da manhã, faz o café pros filhos irem para a escola. Leva-os até a escola, volta, vai trabalhar, trabalha igual á você, ou quem sabe, até mais. Volta pra casa, faz a janta pras crianças, arruma a casa, lava roupa, passa roupa e só depois de tudo pronto, vai dormir.

Você, homem: Acorda as 06:00h da manhã, vai trabalhar, trabalha, volta pra casa as 18:00h, liga a TV e depois vai dormir pro batente do dia seguinte. É meu caro, acho que está faltando alguma coisa nesses direitos iguais.

E isso não é apenas o que eu acho não, de acordo com a revista Época Negócios, "dados do IBGE indicam que as mulheres trabalham mais do que os homens. Em 2004, as mulheres trabalhavam quatro horas a mais que os homens por semana, quando se soma a ocupação remunerada e o que é feito dentro de casa. Em uma década, a diferença aumentou mais de uma hora. Em 2014, a dupla jornada feminina passou a ter cinco horas a mais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Nestes dez anos, os homens viram sua jornada fora de casa cair de 44 horas semanais para 41 horas e 36 minutos."

A situação é ainda pior quando apenas o homem trabalha fora e é o único provedor da casa. Nesse caso, é ainda mais comum que os homens não queiram partilhar as tarefas, por acharem que a obrigação é da mulher, que "não trabalha" deixando assim de reconhecer as dificuldades que este trabalho interminável exige, tudo isso em uma jornada que dura 24 horas por dia, sem direito a férias, remuneração, tampouco reconhecimento e gratidão. O papel do pai e do companheiro, não é e não deve ser um papel secundário e sim o de participar ativamente da educação e dos cuidados com o filho e o lar, desde a troca de fraldas até as louças do jantar

Talvez pra você direitos iguais seja: A mulher faz o que eu, homem, posso fazer e ainda fica com a tarefa de casa, afinal, ela quem quer os direitos iguais, não eu. 

Lembrando que não estou aqui para menosprezar você, homem, que tem papel importante na sociedade e na família, assim como a mulher, mas quero que entenda que você faz parte da família (seja a que você é o marido, ou a que você é o filho, irmão, pai...). Porque você não arruma SEU quarto, SUA cama, ou arruma a cozinha enquanto sua irmã arruma a casa?

Quando a mãe vira e fala: Quando peço com jeitinho, meu menino até ajuda com as obrigações de casa. E ainda o elogia: - Filho bom! Enquanto isso, a filha todos os dias varre, passa pano e cuida do cachorro (que é dela, ok) e recebe agradecimento? Não, porque ela é moça e não faz mais do que a obrigação em manter a casa limpa. Imagina quando ela casar, o marido vai pensar que a mãe não a ensinou nada!

Claro, não podemos generalizar, hoje já temos muitos exemplos de pais, irmãos, filhos que entendem que também são parte de um todo e como parte, devem contribuir. Mas ainda falta muito para chegarmos num ideal, e olha que nem falei quanto a remuneração no trabalho... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo