Empreendedorismo - Parte I: Todos devem empreender?


Eu sempre estive dentro do mundo do empreendedorismo. Não aquele de empresa grande e de família, mas dentro da minha própria casa. 

Sempre com pouca renda, buscávamos outras fontes de entrada de dinheiro. Meu pai por exemplo, já vendeu churrasquinho na porta de casa, já tivemos uma lojinha de utilidades, uma sorveteria, eu e meu irmão já vendemos vela em dia de procissão na porta da igreja e também já tive uma loja de roupas com minha prima. 

Algum negócio bem sucedido? Não. Mas não posso dizer que todos falharam. Aprendemos com os erros. Os negócios podem não ter ido para frente, mas com certeza agregou conhecimento e aprendizado. E querendo ou não, abrir um negócio é igual a fazer tatuagem: Você teve o primeiro e não para mais (claro que ainda não tive o primeiro bem sucedido, mas a vontade de fazer até dar certo, é muito grande, mesmo com os possíveis e imprevisíveis erros.)

Porém por mais que eu goste de empreender e inventar coisas novas (não digo concretizar, até o momento só invento e deixo na caixinha mesmo), não concordo muito com essa filosofia que todos devem empreender ou que todos são empreendedores. Primeiro que na minha opinião precisa ser uma pessoa que se arrisque! E não são todos que tem esse perfil e segundo, que não basta querer (é o primeiro passo, mas não o único), é preciso se dedicar, planejar e investir (mesmo que pouco talvez, é necessário ter dinheiro) e não é todo mundo que tem, ou tem mas prefere manter em algo mais seguro do que investir em um novo negócio.

E pesquisando sobre o assunto encontrei um texto bastante interessante, escrito pela Cínthia Demarie com o qual concordo completamente. Ele se chama: "Eu preciso mesmo empreender?", está disponível no site Mais INOVA. Retirei esse fragmento do texto dela:

"Sabe aquela ideia de roupas que estão na moda que não combinam com você? Pois é. Não é porque está nas passarelas que irá te servir bem ou que você ficará satisfeito em vestir. E ganha dinheiro quem faz bem o que gosta, onde gosta. Se for na sua empresa ou na empresa de outras pessoas, não importa. Até porque para empreender é preciso gostar muito, mas muito mesmo, porque se você reclama das tarefas extras que faz hoje, se verá fazendo muitas outras que jamais imaginou."

Por isso eu digo, empreende quem quer, abre uma empresa quem quer. Seja fora da sua empresa ou dentro dela, não precisa seguir a "modinha". Se está satisfeito onde está, maravilha! O importante é fazer bem o que faz, se sentindo bem com o que faz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo