Por que o mercado de trabalho não me aceita?


Por que somos guiados pelo que as empresas esperam da gente e não pelo que realmente somos?

Neste momento de busca por alguma forma de me manter financeiramente enquanto estou fora do mercado de trabalho, tenho percebido o quão difícil e os requisitos quase impossíveis de uma pessoa de baixa renda atingir para conseguir um emprego (Um bom emprego).

Não estou aqui para me fazer de vítima, mas as empresas nos avaliam através de testes online que não descrevem 10% da nossa personalidade. Questões de matemática e raciocínio lógico que não representam a inteligência de ninguém. Fazer contas certas ou pensar rápido não significa que sou menos ou mais esperta que outra pessoa. Cada um tem sua forma de pensar, suas qualidades e seus defeitos.

Claro, entendo que a entrevista com o psicologo é importante para contratação, mas nesse caso, estamos ali, face a face. 

Por que eu tenho que saber inglês pra trabalhar em uma empresa na minha cidade? Tudo bem, podem usar o argumento de que é uma multinacional e se faz necessário a comunicação com funcionários de outros países. Ok, é um ponto válido, mas quem inventou essa história de língua mundial? Por que eles não podem aprender o português para conversarem com a gente? Afinal estou trabalhando no meu país, na minha cidade, com o meu povo. 

Se a empresa tem o interesse que seus funcionários aprendam a falar inglês, porque não dão uma bolsa de estudos para quem for aprovado no processo seletivo? Quero deixar bem claro que isso não é uma desculpa pra não aprender sozinha, mas eu (como muitas pessoas que conheço) tenho dificuldades em aprender o inglês e não, eu não sou burra. 

Você pode me dizer: - Mas quem quer, consegue, aprende até sozinho. Colega, cada um tem seu ponto forte e fraco, cada um tem suas qualidades e seus defeitos. Eu aprendo sozinha sim (sei cantar quase todas as músicas do Jorge e Matheus rs.) Brincadeirinha, faço muito curso on-line e aprendo de verdade com ele. Estudo sozinha pra provas, leio muitos artigos interessantes e replico para outras pessoas que querem aprender também, já publiquei um artigo, ganhei prêmio por ser uma boa funcionária. Mas o inglês, amigo, ainda não dominei.

As empresas querem pessoas que falem inglês, tenham experiência sólida, saibam trabalhar em grupo, tenham espírito empreendedor, seja líder... 

Ha, mas se você não tem experiência, porque não tenta processo de Trainee? Eu: - Trainee? kkkkkkkk... Impossível pra uma pessoa que não tem experiência internacional ou pelo menos saiba falar duas línguas estrangeiras. Eles querem OS MELHORES em tudo. 

E sim, fico frustrada. Isso quer dizer que não sou boa? Quer dizer que nunca conseguirei trabalhar em uma boa empresa? 

Não, eu não aceito. Eu sou boa sim! Sei trabalhar em grupo, tenho espírito empreendedor, batalho muito pelo que eu quero e corro atrás até não ter mais jeito mesmo. Mas não, não sei falar inglês, não sou boa em raciocínio lógico e não tenho experiência sólida na minha área. 

No momento de crise pelo qual nosso país passa, precisamos de empresas que valorizem seus funcionários e os ajude a crescer junto com ela. Mas não, o mercado quer pessoas que saiam da faculdade, prontas, preparadas, melhores e mais eficientes do que as que já estão lá. Isso é errado? Não, mas deveria haver oportunidades para todos. Nem todo mundo é bom em tudo, nem todo mundo passa em 4 ou 5 concursos, nem todo mundo é o melhor da sala. 

Claro, temos que nos capacitar sempre, e buscar melhorar sempre. Mas todos temos limitações e isso não quer dizer que não sejamos bons. 

Dou o meu melhor sempre, mas pra mim, está sendo frustrante.

Queria muito terminar esse post com uma solução ou uma dica do que pode ser feito para que o mercado me aceite como eu sou (não estou dizendo que nasci assim, morrerei assim. Reafirmo que gosto de aprender e sempre busco me capacitar), com as minhas limitações,  mas não, não vejo solução. Se vire e seja como o mercado de trabalho precisa. 

E você? Concorda comigo? Discorda? Deixe a sua opinião nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo