O que o Facebook sabe sobre mim?



Se você acha que o Facebook é apenas uma rede social, se enganou (e eu também rs). Pesquisando na internet sobre (nem lembro o quê, mas cheguei ao Facebook, também nem sei porquê -Tô parecendo aquelas pessoas que fazem stalker). E então, cheguei a um artigo da BBC que fala sobre segurança no Facebook, e como sou muito curiosa pesquisei em outros sites também. 

Galera, que medo! O Facebook tem TODAS as informações sobre cada um de nós. Você puxa a sua ficha lá e parece até um currículo sobre a sua vida. Só que muuuuito pior! 

Eles tem todas as suas fotos (inclusive as bloqueadas, só para você ver), tem suas conversas, telefones de contato, até a medida da sua face! Siiiim! É dessa forma que eles conseguem indicar quem é a pessoa que está ao seu lado em fotografias postadas com marcação. 

Baixei as informações que o face tem sobre mim para entender melhor o que eu posto (ou não, mas mesmo assim eles sabem). 

Sabe o que me deixou mais assustada? Leiam comigo esse fragmento retirado do artigo da BBC:


(...)Para muitos, uma das seções mais surpreendentes do arquivo do Facebook é a de "Segurança". Ali estão, por exemplo, informações sobre os computadores, celulares e tablets que você usou para entrar no site.

No meu caso a lista cobria os três últimos anos. Ali estão os IPs — espécies de endereços numéricos usados pelos dispositivos para se comunicarem entre si na internet — e também as datas e horários em que acessei o Facebook, os navegadores que eu utilizei e até a operadora do celular com o qual eu me conectei.

Estes são tipos de "logs de acesso", que, de acordo com o Marco Civil da Internet no Brasil, devem ser armazenados por pelo menos seis meses para permitir que a polícia investigue qualquer crime que possa ter sido cometido na rede social com sua participação.(...)


Vocês também ficaram assustados? O Facebook sabe de onde eu estou acessando a internet e a página. E se alguém invadir a conta do face e tiver acesso a essas informações? Eles poderão ir atrás de você em uma lan house, na sua casa ou mesmo pelo endereço do celular. (Posso estar vendo muita série de investigação criminal, maaaaas, isso é possível né não?)

E olhem isso:

Se você usa bastante a opção "conectar com o Facebook" em outros sites e serviços, para evitar ter diversos cadastros, saiba que o que você faz nesses sites também poderá ser usado na rede de Mark Zuckerberg.

E dessa forma, eles podem vender e oferecer produtos para você (bem que já venho percebendo há algum tempo que se pesquiso algo que quero comprar na internet, e depois abro o face, "coincidentemente" a coisa que eu estava pesquisando está lá no meu feed de notícias!) Que medo!

De acordo com o site Tec Mundo, olha o que acontece:


Sempre que você está navegando pelo Facebook e clica em algo — um perfil, foto, link externo, vídeo, texto etc —, isso é registrado. Se você costuma usar bastante a rede, mesmo que não poste nada e nem preencha as questões de interesse, mesmo assim o site consegue saber o que você curte, possivelmente qual é a sua orientação política, o seu estilo musical, quais filmes você assiste etc.

Tá ok, informações sobre fotos, telefone, e-mails, tudo bem! Eu mesma postei lá. Mas o tamanho da minha face para detecção em outras fotos? (Igual ao FBI quando vai procurar uma pessoa na rua pelas fotos que tem dela. - Vi isso em NCIS recentemente - ). Sites que eu acesso pra comprar ou ler reportagens? G-suis! Estou assustada!

E quer saber? Você concorda com tudo isso nos termos de condição do Facebook ao criar sua conta. 

O que você pode fazer é alterar algumas informações de privacidade lá em configuração. Mas no mais querido amigo, eles continuam de olho na gente!

Quer ler o artigo da BBC na íntegra? Acesse o site: www.bbc.com.
Quer baixar as suas informações do Facebook? Acesse o Facebook > Vá em Configurações > Geral> Em baixo da última opção (temperatura), vai estar escrito: Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook. Clique e receba as informações no seu e-mail.

Foto: http://www.muitofixe.pt/etiqueta/o-que-o-facebook-sabe-sobre-mim/
Fontes: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151014_facebook_salasocial_informacoes_cc
http://www.tecmundo.com.br/facebook/76618-o-facebook-sabe-voce.htm

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo